O Projeto
Síntese das Intervenções da Impacto Social
por Dimensão do Bem-Estar

- Dimensão Financeira (Financial) – Promover a economia local e o turismo criativo, com foco na doçaria regional e na gastronomia, valorizando os produtos locais.
- Dimensão Ocupacional (Occupational) – Estimular o trabalho criativo e as interações comunitárias por meio de atividades culturais e festividades.
- Dimensão Física (Physical) – Fortalecer serviços de saúde integrados e acessíveis que atendam às necessidades da população, com foco no bem-estar, nas suas diferentes dimensões.
- Dimensão Emocional (Emotional) – Descobrir e cultivar talentos musicais e artísticos locais, promovendo a cultura e as artes nas suas diversas variantes.
- Dimensão Intelectual (Intellectual) – Fortalecer as habilidades da população, promovendo a empregabilidade, o empreendorismo e a qualificação profissional.
- Dimensão Ambiental (Environmental) – Estimular práticas sustentáveis e a economia circular para preservar o meio ambiente e minimizar desperdícios.
- Dimensão Espiritual (Spiritual) – Enriquecer a vida cultural e promover o convívio social por meio de atividades e espaços de lazer.
- Dimensão Social (Social) – Facilitar o acesso a serviços sociais e na área das acessibilidades, para apoiar, com particular destaque, pessoas em situação de vulnerabilidade.
Âmbito e Objetivos
A Impacto Social – Agência Social para o Desenvolvimento, Sociedade Unipessoal, Lda., consiste numa empresa social de base comunitária e de âmbito nacional, cujo objetivo principal consiste em propiciar benefício social a indivíduos, famílias e comunidades.
Visa em primeira instância o apoio a pessoas ou famílias de baixos rendimentos ou deles privados, cujos níveis de vida se situem abaixo do limiar de pobreza.
Visa também o apoio a pessoas e famílias que, embora disponham de rendimentos, se encontrem em situação de vulnerabilidade e a necessitar de apoio para a realização de actividades da vida diária ou para a melhoria da sua qualidade de vida.
Ao proporcionar o aumento da qualidade de vida individual e familiar, proporciona-se simultaneamente a melhoria da vida em sociedade, contribuindo desta forma para o desenvolvimento local das comunidades.
Origem e Fundamentação
A Impacto Social – Agência Social para o Desenvolvimento, Sociedade Unipessoal, Lda, inspira-se no modelo implementado em 2002 no Reino Unido, por via da “Social Enterprise Coalition” (uma organização de fomento à pesquisa) e a “Social Enterprise Unit” (que procurava promover negócios sociais), que veio a dar origem ao conceito “Community Interest Company”.
Este conceito tomou forma legal em 2004/2005, por via do Ministério da Indústria e do Comércio do Reino Unido e foi de tal modo relevante que, em 2007, foi fundada em Nova York – EUA, uma unidade do Grameen Bank no Queens, para conceder pequenos empréstimos, sem garantias, a mulheres locais que desejavam abrir negócios modestos ou expandir os que já operavam.
Com base nesta inspiração, a Impacto Social – Agência Social para o Desenvolvimento, Sociedade Unipessoal, Lda, procura associar a expertise do mundo dos negócios empresariais (administração, finanças, economia) com a expertise social das organizações sem fins lucrativos. Trata-se, portanto, de um híbrido dos chamados segundo e terceiro sector industrial (embora formalmente recaia no terceiro sector) e caracteriza-se por investir parte do lucro em projectos de natureza social, com vista ao desenvolvimento local.
Princípios de Atuação
A Impacto Social – Agência Social para o Desenvolvimento, Sociedade Unipessoal, Lda, baseia a sua atuação na compreensão da natureza humana e na compreensão dos mecanismos de autosustentação e de superação da pobreza.
Assume-se como uma empresa de interesse público e comunitário, com objetivos principalmente sociais, cujos excedentes são prioritariamente reinvestidos para esse fim, no negócio ou na comunidade, em vez de serem impulsionados pela necessidade de maximização do lucro.
Compreender a natureza humana, exige uma visão multidimensional, holística, que considere todas as dimensões da vida humana e da vida em sociedade, nomeadamente as dimensões política, emocional, espiritual e ambiental.
No que se refere à autosustentabilidade da empresa, esta prende-se com a capacidade de gerar receita suficiente para cobrir as suas próprias despesas, sendo que uma parte do excedente económico criado pelo negócio social é investido na sua expansão, enquanto que outra parte é mantida como reserva para cobrir gastos inesperados.
Na sua actuação, as empresas sociais lidam com uma ampla gama de questões sociais e ambientais e operam em todas as partes da economia. Ao usar soluções de negócios para alcançar o bem público, acredita-se que as empresas sociais tenham um papel distinto e valioso a desempenhar para ajudar a criar uma economia forte, sustentável e socialmente inclusiva.
As empresas sociais que não têm status de caridade têm dificuldade em garantir que os seus ativos sejam dedicados ao benefício público. Não existe uma maneira simples e clara de restringir o apoio de tal empresa a um propósito de benefício público, a não ser solicitar o status de caridade. A empresa de interesse comunitário visa atender a essa necessidade.
Valores
Excelência – Melhoria contínua decorrente do incremento do valor criado pelos serviços prestados e do capital de conhecimento e qualidade técnica de execução.
- Inovação – Criação sistemática de valor através da identificação, desenho e implementação de soluções e de práticas inovadoras, explorando as vantagens da tecnologia, do digital, da automatização e da informação.
- Confiança – Garantia da confiança dos stakholders no sistema de gestão dos Fundos Europeus, atuando com integridade e transparência e comunicando de forma clara, precisa, relevante e atualizada.
- Colaboração – Cultura aberta, colaborativa e evolutiva, focada nos objetivos globais do sistema de Fundos Europeus e do Desenvolvimento Regional, na vertente interna e na relação com beneficiários e parceiros nacionais e internacionais.
- Foco nos Parceiros e nos Beneficiários – Foco permanente nos parceiros e nos beneficiários dos serviços prestados, aumentando a proximidade, compreendendo e antecipando as suas necessidades e criando mecanismos de resposta célere e eficaz.
- Simplificação – Simplicidade e clareza nas interações, nos regulamentos, processos, conteúdos e comunicação, tornando-os mais acessíveis, modulares e eficientes.
Dimensão do mercado alvo
A Impacto Social – Agência Social para o Desenvolvimento, Sociedade Unipessoal, Lda., é uma empresa de base local, que pretende ter particular expressão no mercado nacional e projeção internacional.
O seu propósito e finalidade consiste em dar resposta a uma área de interesse local, que contribua para a identidade territorial, centrada na originalidade e singularidade da realidade geográfica da região Tejo.
Por via das oportunidades que criar, pretende simultaneamente atender às necessidades da população, em particular a mais carenciada ou em situação de vulnerabilidade, como por exemplo os desempregados, idosos ou com handicaps funcionais (físico e/ou motor, visual, auditivo, intelectual e psíquico, multissensorial), não esquecendo as pessoas que se encontram em situação de isolamento, que não disponham de rede familiar, social ou institucional de suporte.
Grau de inovação dos produtos e serviços
A Impacto Social – Agência Social para o Desenvolvimento, Sociedade Unipessoal, Lda., é uma empresa inovadora do ponto de vista social e interventivo, não apenas pela sua natureza como também pelos serviços que presta.
Pretende desenvolver a sua actividade em parceria com o sector público e privado, maximizando os recursos e otimizando os resultados, com especial enfoque nos indivíduos e famílias, numa perspectiva de desenvolvimento social e comunitário.
Escalabilidade do serviço
A Impacto Social – Agência Social para o Desenvolvimento, Sociedade Unipessoal, Lda, pretende desenvolver a sua intervenção por patamares de concretização, iniciando a sua actividade por projectos de baixo custo, inovadores e com potencial de crescimento acelerado, liderados por empreendedores, por períodos temporários, cujas condições de entrada e de saída fiquem predefinidos em acordo parassocial.
Espera-se que esses empreendedores e colaboradores se envolvam nos projectos em que investem, disponibilizando o seu conhecimento, experiência e rede de contactos.
O objectivo é valorizar os projectos em que investem e captar novos investidores em diversas regiões do país, tornando o negócio rentável e sustentável.
Pela replicação do modelo, o lucro é reinvestido em novos projectos, numa perspectiva de inovação contínua, devendo esses ser considerados de utilidade pública e promotores do desenvolvimento local.
Custos variáveis unitários
A Impacto Social – Agência Social para o Desenvolvimento, Sociedade Unipessoal, Lda, na fase de implantação, visa o desenvolvimento de actividades de baixo custo e de elevada rentabilidade, estando à partida bem definidos, os preços e estratégias de negócio.
Os preços constarão em tabelas pré-estabelecidas, de acordo com as atividades desenvolvidas e com a legislação em vigor.
Eficiência na utilização do capital
A Impacto Social – Agência Social para o Desenvolvimento, Sociedade Unipessoal, Lda, no seu modelo de actuação, pretende captar investimento externo para a implantação e desenvolvimento de projectos inovadores, de elevada rentabilidade e de grande utilidade social.
No seu modelo de funcionamento, prevê o reinvestimento dos lucros em projectos que promovam o bem-estar das populações e o desenvolvimento dos locais onde forem implementados.
O recurso ao Mecenato Social é uma das vias consideradas para implementação e desenvolvimento desses projectos, com consequente promoção dos investidores, numa perspectiva de ganhos para todos os intervenientes, e sobretudo com benefícios reais para as comunidades locais que deles beneficiem.
Elementos diferenciadores em relação à concorrência
A Impacto Social – Agência Social para o Desenvolvimento, Sociedade Unipessoal, Lda, distingue-se das demais intervenientes pela sua natureza e especificidade de atuação.
Intervém numa perspetiva sistémica e com uma visão holística das pessoas e das comunidades, numa dinâmica que se pretende de investimento / reinvestimento em projetos de natureza social, facilitadores do desenvolvimento local.
Dinamismo
A Impacto Social – Agência Social para o Desenvolvimento, Sociedade Unipessoal, Lda, no âmbito da sua actividade, e com base no seu modelo de funcionamento, pretende gerar um efeito de inovação e de co-responsabilização comunitária, empresarial e institucional, através do estabelecimento de parcerias que funcionem em rede e com base nos clientes, em prol do bem comum.
Que lucros é possível obter com esta ideia de negócio?
A Impacto Social – Agência Social para o Desenvolvimento, Sociedade Unipessoal, Lda, pretende obter como retorno a melhoria das condições de vida das populações, por via do investimento empresarial e institucional em projetos comunitários de natureza social, sustentáveis do ponto de vista ecológico e ambiental, inovadores e de grande visibilidade, reconhecidos como de utilidade social, sendo estes mais um veículo para o aumento da notoriedade e reforço do seu posicionamento no mercado, por investimento naquilo que se considera ser o bem comum.
Qual o conceito de desenvolvimento subjacente a esta ideia de negócio?
A promoção do desenvolvimento e a importância atribuída à inovação social têm vindo a afirmar-se na Europa e no mundo como paradigmas de uma nova forma de organizar e prestar serviços, de produzir bens, de promover a participação cívica e de reforçar os laços comunitários, convocando os cidadãos, empreendedores, organizações sociais e o setor privado para, em conjunto, procurarem e experimentarem novas respostas para problemas sociais cada vez mais complexos e interdependentes.
Na Impacto Social, entende-se que o desenvolvimento local consiste num processo de crescimento individual, coletivo e ecológico, capaz de tornar um espaço de contiguidade física num espaço de solidariedade ativa, e cuja principal característica é precisamente a sua globalidade, ou seja, trata-se de um processo necessariamente integrado, por articular em simultâneo as dimensões política, económica, social, cultural e ambiental.
Consiste num processo global de satisfação das necessidades básicas da população e de expansão das oportunidades dos indivíduos, dos grupos sociais e das comunidades territoriais, através da mobilização integral das suas capacidades e recursos.
Será um produto dos esforços da sua população, pressuporá a existência de um projeto de desenvolvimento integrando as suas diversas componentes e domínios da vida social, sendo os indivíduos os seus principais agentes e beneficiários.
Quais as dimensões do ser humano consideradas mais relevantes para o seu bem-estar?
Concebendo o desenvolvimento local como um processo integral e integrado, a Impacto Social – Agência Social para o Desenvolvimento não pode deixar de ter uma visão holística do ser humano.
Nessa perspetiva, concebe-se o bem-estar como o resultado do equilíbrio entre as suas diversas dimensões: física, emocional, espiritual, intelectual, financeira, ocupacional, social e ambiental.
Considera-se que, caso alguma destas dimensões seja negligenciada, a saúde geral do ser humano tende a ser impactada negativamente pois, entende-se que é no equilíbrio entre as diferentes esferas que a qualidade de vida se manifesta, sendo esta determinante para a adoção e manutenção de estilos de vida saudáveis.
CONTACTOS
Onde Estamos
Portugal